Na maioria das empresas existem um grupo de funcionários dedicado a garantir a saúde e a segurança dos colegas. Não estamos falando de técnicos ou médicos especialistas em SST, mas sim de empregados comuns que decidiram dedicar um tempo de sua jornada para trazer melhorias ao ambiente de trabalho. Eles compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como objetivo “tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

Atribuições da CIPA
A principal função de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é, como o próprio nome diz, evitar que ocorram acidentes de trabalho decorrentes das atividades realizadas. Para isso, a CIPA tem uma série de atribuições:
1. Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar mapas de risco;
2. Elaborar planos de trabalho que prevejam ações de prevenção a problemas de SST;
3. Participar da avaliação, controle de qualidade e avaliação das medidas de prevenção realizadas;
4. Verificar periodicamente as condições de trabalho para identificar situações de risco;
5. Avaliar o cumprimento das metas fixadas no plano de trabalho;
6. Divulgar informações relativas à SST;
7. Participar das discussões promovidas pelo empregador para avaliar os impactos de possíveis alterações no ambiente de trabalho;
8. Requerer a paralização de máquinas ou setores em que haja grave risco à segurança;
9. Colaborar com o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
10. Divulgar e promover as Normas Regulamentadoras;
11. Requisitar cópias das CATs emitidas pela empresa;
12. Promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat);
13. Participar das campanhas de prevenção da Aids.
SERVIÇOS DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
Exames Ocupacionais

São cincos os tipos de exames que se encaixam dentro dos Exames Ocupacionais, ou PCMSO: admissional, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Todos estes exames podem ser acompanhados de exames complementares de acordo com os riscos ocupacionais que estão presentes no setor de trabalho, clique abaixo para saber mais.
PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS é um instrumento da Lei 12.305/2010 que exige conhecimentos específicos. Através de um PGRS é possível identificar quem são os geradores, o tipo de resíduos e a quantidade gerada. Dessa forma é possível dar a destinação final ambientalmente adequada aos resíduos gerados.
AVCB

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.), é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. Obtenha o AVCB do seu imóvel de forma rápida e segura, desenvolvemos seu projeto.
PCA

Plano de Controle Ambiental é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação. O Plano deverá expor, de forma clara, o empreendimento e sua inserção no meio ambiente com todas as suas medidas mitigadoras e compensatórias.
NRs

As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao capitulo V da CLT, consistindo em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho, garantindo segurança e saúde do trabalhador.
PPRA

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho. Esse programa está estabelecido na Norma Regulamentadora (NR-9) da Portaria 3.214 / 78 do Ministério do Trabalho, clique abaixo para saber mais.